banner site2
banner site2

 Programação:

 

DIA 15/06

14h – Encontro com representantes da Pós-Graduação em Comunicação da Região Sul | Coordenação: Sérgio Gadini (UEPG) | Local: Portal Telemidiático | sala (A-17)

Painelistas:

- Ana Regina Rêgo (UFPI)

- Alberto Klein (UEL)

- Alvaro Larangeira (UTP)

-Cláudia Peixoto de Moura (PUC-RS)

- Cláudia Quadros (UFPR)

- Gustavo FIscher (UNISINOS)

- Sérgio Gadini (UEPG)

- Valci Zuculoto (UFSC)
 

Programação

14:00 h - Mesa com um representante de cada PPG (PR, SC e RS)
15:00 h - Painel sobre Linha (e Grupos) de Pesquisa em atividade nos PPGs
16 às 16:15 h - Intervalo - lanche
16:15 h - Painel com representante discente dos PPGs
17:30 h - Encerramento

19h – Abertura | Local: Centro de Cultura

19h30 – Palestra de Abertura: "Migraciones y TIC: nuevos aspectos comunicacionales", com  Mauricio Nihil Olivera (Universidad de la República / Uruguay - UDeLaR)

Mauricio Nihil Olivera é doutor em Jornalismo e Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e licenciado em Ciências Sociais da Comunicação pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Pesquisa sobre temas de imigração e novas tecnologias da informação. Atualmente é professor adjunto na Universidad de la República (Uruguai).

DIA 16/06 | Local: Grande auditório - UEPG Central

9h - Painel: Mídia, imigração e resistência cultural no século XX

Endrica Geraldo (UNILA)

Endrica Geraldo é pós-doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de História Social do Trabalho e História do Brasil republicano com ênfase nos seguintes temas: migrações, movimento operário, identidades, nacionalismo, direitos, autoritarismo, eugenia. É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Rafael Tassi Teixeira (UTP)

Rafael Tassi Teixeira é doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, identidades emergentes e a sociologia dos processos migratórios, destacando-se, recentemente, as construções das alteridades na cinematografia contemporânea.

Niltonci Chaves (UEPG)

Niltonci Chaves é doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desde 1998 é professor adjunto na UEPG. Entre os temas abordados em suas pesquisas, destacam-se: intelectuais, imprensa, urbanização, discursos, sociabilidades, representações, educação sanitária e saúde pública.

11h - Homenagem a Vito Giannotti | Coordenação: Rozinaldo Miani (UEL)

 

14h - Grupos de Trabalho | Local: Bloco D - Baixe a programação completa aqui

História do Jornalismo – Paula Melani Rocha (UEPG)

História da Publicidade e da Comunicação Institucional – Cláudia Peixoto de Moura (PUC/RS)

História da Mídia Digital - Cláudia Quadros (UFPR)

História da Mídia Impressa – Ariane Pereira (UNICENTRO)

História da Mídia Sonora – Graziela Bianchi (UEPG)

História da Mídia Audiovisual e Visual – Mônica Fort (UTP)

História da Mídia Alternativa – Rozinaldo Miani (UEL)

Historiografia da Mídia – Lúcio Kürten dos Passos (UNIUV/PR)

 

DIA 17/06 | Local: Grande auditório - UEPG Central

9h - Painel: Mídia e processos migratórios: experiências e representações

Sofia Cavalcanti Zanforlin (UCB)

Sofia Cavalcanti Zanforlin é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora Programa de Pós-Graduação em Comunicação Strictu Sensu (Mestrado) e da graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordena a pesquisa MídiaMigra - Observatório de Migração e Comunicação Intercultural.

Ana Regina Rêgo (UFPI)

Ana Regina Rêgo é doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente é Presidente da ALCAR-Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia e atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve pesquisa nas áreas: História, Memória e Narrativas do Jornalismo; Ética; Webjornalismo; Comunicação organizacional; Marketing, Gestão e Política Cultural.

Denise Cogo (ESPM)

Denise Cogo é pós-doutora pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde coordena o grupo de pesquisa Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo. Pesquisa sobre Comunicação, com ênfase nas interfaces entre comunicação, mídia, interculturalidade ,consumo, recepção, movimentos sociais, redes sociocomunicativas e cidadania.

 Mauri Konig (UNINTER)

Mauri König é graduado em Letras e Jornalismo, pós-graduado em Jornalismo Literário. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Folha de Londrina, O Estado do Paraná e Gazeta do Povo. Atualmente é colaborador da Folha de S. Paulo. Recebeu 34 prêmios de jornalismo em 26 anos de profissão. Entre os nacionais, dois Esso, dois Embratel e quatro Vladimir Herzog. Entre os internacionais, recebeu o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e o Maria Moors Cabot Prize, o mais antigo prêmio do jornalismo mundial, concedido pela Universidade de Colúmbia. Publicou dois livros: Narrativas de um correspondente de rua (2008) e O Brasil oculto (2012).

 

11h - Lançamento de livros | Local: Hall de entrada no Bloco C - UEPG Central

 

14h - Grupos de Trabalho | Local: Bloco D - Baixe a programação completa aqui

História do Jornalismo – Paula Melani Rocha (UEPG)

História da Mídia Digital - Cláudia Quadros (UFPR)

História da Mídia Impressa – Ariane Pereira (UNICENTRO)

História da Mídia Audiovisual e Visual – Mônica Fort (UTP)

História da Mídia Alternativa – Rozinaldo Miani (UEL)

untitled-1